segunda-feira, 19 de maio de 2008

Projeto Lighthouse Definição

PROJETO LIGHTHOUSE (FAROL)


Após o sucesso da grande campanha, que muito auxiliou e praticamente conseguiu a erradicação da Pólio no Brasil e no mundo, o Projeto Lighthouse (lanterna ou farol para iluminar as mentes) é no presente a menina dos olhos do Rotary International. O Projeto visa erradicar ou diminuir o analfabetismo no mundo, através da aplicação de um dinâmico e pioneiro método ou tecnologia de alfabetização CLE – (Concentrated Language Encounter). O sistema foi iniciado na Austrália, desenvolvido na Tailândia e dirigido especialmente para o ensino de crianças e adultos analfabetos, que possuem dificuldade de aprendizagem. A essência básica do sistema é a alfabetização voltada para a recuperação da auto estima do aluno face ao fracasso escolar e social. O Rotary Club de Contagem formulou projeto 3-H, obteve a parceria internacional no Canada, a aprovação da Fundação Rotária e implantou, com muito sucesso, o projeto, inicialmente em algumas e no presente em todas as escolas da rede municipal daquela cidade.

Por tal a cidade de Contagem, que foi a foi a primeira a firmar parceria com o Rotary International, é o centro, polo ou modelo do projeto no Brasil e na América. E esta disponibilizando, treinamento, capacitação de professoras e após a implementação das salas de aula, fornecendo todo material necessário. Como são aproveitadas as estruturas escolares existentes na rede municipal local, a aplicação do sistema torna-se fácil, barato e eficiente.

Para dar início no projeto Lighthouse na cidade, o Rotary Club local deverá contatar, constatar o interesse, obter o engajamento, participação e compromisso da Prefeitura Municipal de aplicar a metodologia nas escolas municipais pré determinadas e arcar com o valor do pagamento das despesas de viagem e capacitação de uma professora na Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Telefone 031- 3352-5405). Após a capacitação, a professora transferirá os conhecimentos para capacitação de outras necessárias da localidade.

Além da brilhante iniciativa, caberá ainda ao Rotary Club Local, gerenciar a correta execução do projeto e regozijar pela grande oportunidade de proporcionar e realizar um grande benefício em prol da comunidade.

A primeira fase do projeto de alfabetização, é de dois anos. As fases seguintes, espera-se, que seja naturalmente continuada pelo próprio sistema municipal de educação, que não terá nenhuma despesa extra ou adicional além das tradicionais.

Marcelo Macedo

Nenhum comentário: