sábado, 10 de maio de 2008

Homenagem ex-combatentes da FEB - 2008

Clique abaixo para ver a reportagem no Jornal Alto Paranaiba
http://www.jornaljap.ibia.com.br/news.php?newsid=161









































































































ROTARY CLUB DE CAMPOS ALTOS HOMENAGEIA EX-COMBATENTES DA II GUERRA

Pela comemoração da vitória dos aliados na II Guerra, em 07/05/08 o Rotary Club de Campos Altos prestou homenagens e ofertou aos ex-combatentes, João Sidney de Souza Filho, Leônidas Macedo Filho e Sebastião Leandro (falecido) diplomas de mérito com a seguinte mensagem:

“Pelo transcurso do 63º aniversário da vitória dos aliados, o Rotary Club de Campos Altos homenageia o ex-combatente ....., que lutou com bravura no teatro de operações da II Guerra na gloriosa campanha da Itália. ‘A coragem e sacrifício dos soldados brasileiros da FEB libertaram o povo e cidades Italianas da opressão nazi-fascista e contribuíram muito para triunfo da liberdade e democracia no mundo’.”

Dado ao grupo francês do IGE, constituído inclusive por um professor de história, haver manifestado desconhecimento sobre a participação militar brasileira na II Guerra, o ex-combatente Leônidas Macedo Filho assim justificou, bem como exibiu filme sobre a FEB e prestou as seguintes informações:

I - Apenas uma divisão militar brasileira, composta por 25.334 soldados compôs no último ano de guerra o universo das 20 divisões aliadas, que combateram os dois exércitos alemães na Itália;
II - Porque o país não foi invadido e não sofreu diretamente os horrores da guerra, não houve maior participação e significativos registros históricos;
III – Por falta de recursos, planejamento, visão, interesses políticos e comerciais, até porque a divisão brasileira foi subordinada ao 5º exército americano, o governo brasileiro não cuidou da propaganda. O que, ao contrário, foi muito bem feito pelos nortes americanos.

O 5º Exército Americano, comandado pelo Tenente General Mark Wayne Clark, foi organizado na África, onde combateu e venceu o general alemão Rommel, a raposa do deserto. Vitorioso na África, o 5º exército foi transferido para a Itália, com missão principal de atrair divisões alemãs localizadas na França e aliviar a pressão nazista sobre aquele país. A estratégia aliada foi bem sucedida e a vitória na Itália proporcionou a libertação dos franceses, cujo início testemunhamos:

“Em 15/08/1944 estávamos acampados em uma videira próxima à Tarquinia, no sul da Itália. Mesmo dentro da barraca podiam-se colher deliciosas uvas e avistar mais abaixo o aeroporto da cidade. Na madrugada fomos acordados pelo intenso ruído de aviões, que decolavam seguidamente, rebocavam planadores, sobrevoavam o acampamento e seguiam adiante. A intrigante movimentação aérea continuou até a metade da tarde, constituiu raro espetáculo e como o bombardeio do porto de Nápoles, foi passiva e privilegiadamente assistido por nós”. Mais tarde foi recebida a informação, que a intensa movimentação aérea fazia parte da operação militar ANVIL, desencadeada pelos aliados e que satisfatoriamente invadiu o sul da França;

Após a exibição do filme o ex-presidente do clube Geraldo Lima Jr., que no presente é sócio do RC de Três Lagoas - MT agradeceu o apoio recebido pelo falecimento da mãe dele, exaltou o clube, a merecida homenagem prestada aos ex-combatentes e contou que havia ouvido do patrão dele, que é italiano, o seguinte relato:

- Quando criança na Itália, em viagem a uma localidade, chamou-lhe a atenção uma encosta incrustada de cruzes brancas. Segundo a agradecida senhora mãe dele as cruzes eram em homenagem a soldados brasileiros mortos naquele local durante a II guerra. Até porque os mesmos teriam sido lançados prematuramente à frente de batalha, em condições, terrenos desconhecidos e adversos. Mesmo assim, continuou, os brasileiros lutaram, venceram os preparados alemães, defenderam a honra do Brasil e devolveram a liberdade ao povo e cidades italianas.

Pelo citado, o ex-presidente exaltou que apesar da grande conquista, os ex-combatentes brasileiros não receberam o devido reconhecimento e quase nada pelo grande mérito e heroísmo. Assim, quaisquer homenagens prestadas a eles ainda seriam poucas e pequenas se comparadas ao grande resultado obtido pela luta e sacrifício dos pracinhas. Até porque a luta e vitória da Força Expedicionária Brasileira - FEB na Itália auxiliou muito na conquista, consolidação dos direitos e da liberdade no Brasil e no mundo.


Campos Altos, 08 de maio de 2008.


Marcelo Macedo
Presidente da Comissão Distrital (4760) de Subsídios

Nenhum comentário: