quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fundação Rotária




FUNDAÇÃO ROTÁRIA





É uma instituição filantrópica, idealizada em 1917 pelo Presidente 1916-17 do Rotary lnternational, Arch C. Klumph, e organizada no Estado de lllinois, sob o termo de uma declaração de fideicomisso, adotado pelo Conselho Diretor do RI e pelos fideicomissários,no ano de 1931. Em 1938, ficou estabelecidacomo uma corporação sem
fins lucrativos. O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo.Os fundos internacionais para os Programas Humanitários da Fundação subsidiam clubes e distritos na ajuda da melhoria da qualidade de vida com assistência médica, água, comida, educação e outras necessidades essenciais em países em desenvolvimento. Um dos maiores Programas de Ajuda Humanitária é a Pólio Plus, que procura erradicar do mundo o vírus da pólio até o ano 2000. Através de seus programas a Fundação subsidia mais de 1200 estudantes a cada ano. As subvenções também premiam professores universitários que ensinam em países em desenvolvimento assim como troca de informações profissionais. Antigos participantes dos programas da Fundação tem a oportunidade de continuar sua afiliação com o Rotary através da Fundação Alumni.A Fundação Rotária é administrada por (14) catorze curadores que, com a aprovação do Conselho Diretor do RI, são nomeados pelo Presidente. Ditos treze curadores representam as seis regiões do mundo rotário.Quatro curadores são ex-Presidentes do RI e os outros nove são nomeados devido à sua experiência em finanças ou em setores da Fundação Rotária. Os curadores desempenham suas funções independentemente de remuneração. O mandato dos curadores é de quatro (4) anos.A Fundação Rotária se mantém por meio de contribuições voluntárias de Rotary Clubs, rotarianos e outros. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem assim expandi-los.Novembro é considerado o Mês da Fundação Rotária. Durante esse mês compete aos Rotary Clubs dedicar pelo menos um programa à Fundação Rotária, apresentando sugestões para projetos compatíveis com o seu objetivo. O Mês da Fundação Rotária deve ser divulgado por todos os meios apropriados de comunicação.Idealizador da Fundação Rotária:
Arch C. Klumph, um rotariano, que iniciou sua trajetória rotária em dezembro de 1910, como sócio fundador do 18º Rotary Club fundado no mundo, o Rotary Club de Cleveland, Ohio, Estados Unidos.Foi um brilhante presidente de clube, em 1912-13, com uma gestão que ficou evidenciada por anos, pela maneira como conduzia as reuniões e pelas suas realizações. Em seu discurso na transmissão do cargo, falou da importância de um fundo de reservas, no clube, para concretizar, mais e melhor, os projetos em benefício da comunidade.
Foi diretor em 1914-15; presidiu uma comissão encarregada de escrever os novos estatutos de RI; foi responsável pelo documento que estabeleceu o modelo de divisão distrital; criou o cargo de governador de distrito e a Conferência Distrital anual; escreveu, também, os estatutos prescritos e o regimento interno recomendados para todos os Rotary Clubs, adotados em 1915. Foi o 6º presidente do Rotary International, em 1916-17, quando ainda era conhecida a nossa organização por International Association of Rotary Clubs.Na Convenção Internacional de 1917, da sua gestão presidencial, realizada em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, propôs - e foi aprovada - a criação de um Fundo de Dotações, sendo a primeira doação de U$26,50, feita pelo Rotary Club de Kansas City.Em 1928, na Convenção de Minneapolis - Minnesota, Estados Unidos, o Fundo de Dotações teve o seu nome mudado para Fundação Rotária.Foi assim que surgiu a Fundação Rotária. Por inspiração e pelo trabalho de Arch Klumph, que dizia: "A finalidade da Fundação Rotária não é construir monumentos de tijolos e pedras. Se trabalharmos com mármore, este perecerá; se trabalharmos com cobre, o tempo o deteriorará; se erigirmos templos, estes cairão em ruínas. Mas se trabalharmos com mentes imortais, se as imbuirmos do verdadeiro significado do espírito do Rotary, como está expresso no nosso Objetivo, estaremos gravando, eternamente, algo que enobrecerá toda a humanidade."A vida rotária de Arch Klumph terminou a 3 de junho de 1951, com a sua morte. Sua obra, contudo, está aí. Elogiada e aplaudida por todos.



Nenhum comentário: