quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fundação RC.C. Altos - Histórico / C. Altos RC Foundation - Historical



HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE CAMPOS ALTOS


O Rotary Club de Campos Altos nasceu em 08/11/1969, na Governadoria de Paulo Machado de Lima Brandão, do então Distrito 458. A iniciativa foi do Rotary Club de Luz, através do presidente Eolo Torres, representante especial do governador José Silvério de Oliveira Leite, secretário João Luiz Maciel e companheiro Otaviano Souza Vieira.

Os representantes do clube fundador convidaram e conseguiram reunir na sede da
Câmara Municipal de C. Altos, o núcleo rotário, constituído pelos seguintes sete membros da comunidade local. Aos mesmos foi informado a possibilidade de fundação de clube rotário em C. Altos e as primeiras noções sobre Rotary.

(+) Leônidas Macedo Filho, comerciante (autopeças) e Presidente da Câmara Municipal;
Laurici Olimpío de Oliveira, fazendeiro e Vice-Prefeito Municipal;
(+) Verdi Gomes Mendes de Oliveira, funcionário público federal (chefe do armazém do IBC);
Dr, Vantuil Teixeira, Cirurgião Dentista;
Dr. Massar Hori, médico;
(+) Rubens de Oliveira Passos, professor e Diretor do Colégio Estadual de C. Altos;
(+) José Godinho de Abreu (Nenen do Godinho), fazendeiro e Vereador.

(Após 50 anos, dos sete primeiros, quatro já faleceram e três ainda pertencem ao quadro social do clube).

Para divulgar o ideal de Rotary e convidar outras pessoas a participarem do grupo, foi constituída comissão formada por Leônidas Macedo Filho, Massar Hori e Rubens de Oliveira Passos. Ainda na primeira reunião do núcleo foram marcados outros encontros semanais, sempre com a presença e orientação dos companheiros do Rotary Club de Luz.

Em de 10/12/1969, no salão de festas da praça de esportes Vicente Euzébio Filho, sob a presidência de José Silvério de Oliveira Leite, do Rotary Club de Luz, e presença de 23 dos seguintes 24 interessados, foi realizada a reunião de fundação e eleição do Conselho Diretor do Rotary Club provisório de C. Altos.

Afonso Camilo Cardoso; Afranio Domingos Ramos; Francisco Sebastião Ferreira; Geraldo Guimarães; João Sidney de Souza Filho; *José Alves Pereira Filho; José Augusto Assunção; José Batista de Mendonça; José Cornélio Bicalho; José Gonçalves Viana; Leônidas Macedo Filho; Luiz Carlos de Souza; Luiz Gonzaga Kalil Abrahão; Massar Hori; Miguel Célio Patto Ramalho; Oscar E. Hartwig; Pedro José de Souza; Rubens de Oliveira Passos; Rubens Ribeiro; Vantuil Teixeira; Vicente Paula Euzébio; Verdi Gomes Mendes de Oliveira; Wander Evangelista de Carvalho e Wanderley Ribeiro da Silva.

* Em razão de viagem a trabalho, José Alves Pereira Filho não participou da reunião de fundação.

Leônidas Macedo Filho foi eleito Presidente Fundador do Rotary Club provisório de C. Altos, com maioria absoluta dos votos ou 19 dos 23 presentes. Massar Hori e Verdi Gomes Mendes de Oliveira foram eleitos com 14 votos, respectivamente, Secretário e Tesoureiro. O que possibilitou o início das atividades do Clube e na reunião seguinte (17 de dezembro de 1969) foi eleito os demais integrantes do Conselho Diretor, que foi assim constituído:

Presidente
: Leônidas Macedo Filho;
Vice: Dr. Luiz Gonzaga Kalil Abrahão;
Secretário: Dr. Massar Hori;
Diretor de Protocolo: Dr. Vantuil Teixeira Camilo;
Tesoureiro: Verdi Mendes Gomes de Oliveira.

Em
09/01/1970, dois meses após a primeira reunião do núcleo e 29 dias da fundação, o Rotary Club Provisório de C. Altos, que havia ganhado mais 3 novos sócios (Clóvis Carvalho, Mohamed Hassen Rehayem e Osmar Bicalho dos Santos) e elevado o quadro social para 27, foi oficialmente admitido em Rotary International. O que, pelo menos na época, constituiu um recorde na história do Rotary.

Em
07/03/1970, após 17 reuniões, o Rotary Club de C. Altos, que havia ganhado mais 5 novos associados (Alberico Alves Pereira; Fábio Falco; Joaquim Domingos Neto; José dos Santos Domingos e Wilson Falco), perdido apenas 1 (José Alves Pereira Filho) e elevado o quadro social de 32, recebeu a Carta Constitutiva do então Governador do Distrito 458, Paulo Machado de Lima Brandão. A concorrida reunião festiva, prestigiada por 157 pessoas, foi realizada na sede do Clube Social de Campos Altos.

A mesa diretora foi presidida por
Leônidas Macedo Filho e composta por Paulo Machado de Lima Brandão (Governador do Distrito 458), José Silvério de Oliveira Leite, (representante do governador), Nelson da Silva Lobão, representante do ex-governador Zoroastro Ferreira de Andrade, Eolo Torres (Presidente do RC. de Luz), Virgílio Marques (Presidente do RC. de Araxá), Geraldo Cerdeiras (Presidente do RC de Bambuí), José Antônio Guadalupe (Presidente do RC. de Lagoa da Prata), José Borges da Silva (Presidente do RC. de Conceição das Alagoas) e respectivas esposas.

Nos 50 anos de existência, o Rotary Club de Campos Altos tem trabalhado em prol da comunidade, beneficiado os mais necessitados e cumprido satisfatoriamente a missão de um eficaz Clube de Serviço. Clube este, que aliás sempre esteve presente, onde e quando a presença dele foi requerida.

[Dados compilados da ata de fundação, boletins dos Rotary Clubs de
Luz (Sínteses Históricas das Fundações) e de Campos Altos (O Rotativo Nº 01 e do jubileu de prata - artigo redigido por Massar Hori) e anotações de Verdi Gomes Mendes de Oliveira].

Marcelo Macedo.

Fevereiro de 2020.

Nenhum comentário: