terça-feira, 24 de junho de 2008

Banda de Musica/Curumim - Histórico

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO :
O Projeto visa auxiliar a doação de instrumentos musicais, equipamentos e utilitários domésticos, respectivamente, em benefício conjunto da Lira Santo Antônio e Escola especial Curumim em Campos Altos-MG.
A corporação musical foi fundada em 1.955 e é integrada, entre outros músicos, por alunos crianças e adolescentes pertencentes à referida escola. O estabelecimento de ensino Curumim foi idealizado, implantado na década de 90 e desde então, felizmente, tem conseguido melhorar a formação escolar, humana e recuperar os estudos de alunos menos favorecidos e com dificuldade de aprendizado. Entre outras, foram associadas às atividades escolares a pratica esportiva, o lazer, a cultura e disponibilizado saudável alimentação.
No presente 150 alunos, que passam dois turnos ou grande parte do dia na escola, recebem educação escolar de alta qualidade e vigoroso ensinamento dos necessários valores éticos e morais. Como parte dos objetivos do projeto Curumim, a partir de 2.006 a direção da escola efetuou convite e parceria com a Lira Santo Antônio, cujo maestro, além da música é uma líder nato e também um apaixonado pela educação de crianças. Assim, além de disponibilizar aos alunos o aprendizado de música, foi criada uma orquestra da escola com 40 flautas, que foram doadas pela comunidade e daquele número, 20 já compõem a Lira Santo Antônio.
Além da melhoria da Lira, benefício e espetáculo oferecido à comunidade, a música proporcionou clara, significativa e impressionante melhoria do desempenho geral dos alunos. Entretanto como o número de instrumentos musicais da Lira é limitado e insuficiente para o número de alunos da escola, que já aprenderam música, estes estão privados e frustrados por não integrarem a banda e praticarem o novo aprendizado. Assim, é urgente e mister o auxilio para aquisição de novos instrumentos, que adquiridos certamente beneficiarão sobremaneira os alunos a Lira e em conseqüência a própria comunidade. Haja vista que na véspera do natal de 2.006 houve maravilhosa e emocionante alvorada musical executada nas ruas da cidade pela Lira, assim como regulares espetáculos públicos na praça central da cidade e em ocasiões festivas.
Além dos instrumentos musicais, para manutenção e melhoria da estrutura de alimentação, aprendizado, informação e lazer da escola, também é necessário ainda a aquisição de equipamentos e utilitários domésticos. Sempre atento aos anseios e carências da comunidade o Rotary Club de C. Altos detectou a necessidade, mais uma grande oportunidade para servir e formulou o presente pedido.

Nenhum comentário: