quarta-feira, 18 de junho de 2008

30 Anos RC. C.Altos - Discurso Marcelo Macedo

Discurso de Marcelo Macedo - Governador Assistente 1.999/2.001 e representante do Governador do Distrito 4.760 de Rotary International, na reunião festiva comemorativa dos 30 anos de fundação do Rotary Club de Campos Altos realizada em 26/03/00.

Companheiro Presidente Saulo de Almeida, Governadores de Rotary Presentes, Sr. Prefeito Municipal - Geraldo Barbosa Leão Jr, autoridades, damas da Casa da Amizade, companheiras e companheiros, senhoras e senhores:

Através dos séculos, sempre se imaginou a organização social como algo em crescente desenvolvimento. Desenvolvimento este, que tornaria o homem cada vez mais civilizado, mais sábio, mais culto, mais humano, enfim mais feliz.

Quando o ocidente entrou na era da modernidade, por causa do advento da indústria, o mundo se encheu de bons prognósticos. O bem estar do homem seria crescente, proporcionado pelo sistema produtivo mecanizado e pelo desenvolvimento da ciência.

Agora que já estamos há cerca de três décadas da era da pós modernidade, vamos constatando que a característica humana dominante é o individualismo exacerbado, par a par com o crescimento vertiginoso da ciência e da tecnologia.

Este individualismo, junto a uma espécie de idolatria pelos bens materiais, nem sempre fáceis de serem adquiridos, faz do homem moderno um ser tenso, perigosamente competitivo, propenso a angústia e sem freios para o egoísmo dele.

E qual é o remédio para este mal que o desenvolvimento econômico criou ? Como tornar o homem mais consciente de que a felicidade dele, dependerá sempre, de que saibamos, todos, reverter este processo de degradação da sociedade ?

Muito são os caminhos para esta reversão. Certamente um deles é a existência de organizações sociais onde se cultivam a união, a ética, o companheirismo e a ajuda ao próximo.

O Rotary tem este propósito e vem colocando em prática de forma extensa e intensa. Conta já com mais de hum milhão e cento e setenta mil sócios, em quase 30 mil clubes, distribuídos em 162 países. Todos empenhados em aprimorar a ética no trabalho e no convívio social, contribuindo para o desenvolvimento da boa vontade entre os homens e da paz na terra.

Sábio foi “Paul Harris”, que em 1.905, já há quase um século, idealizou e criou Rotary, prevendo que a sociedade precisava de movimentos de agregação.

Impressionante é como a filosofia e estrutura de funcionamento da nossa organização consegue ser universal, apesar de atuar em países tão diferenciados e tão distantes entre si.

É incrível, mas entre outras, o Rotary proporciona a magia de unificar os adversos e incomuns.

Os pilares desta fidelidade aos objetivos e do dinamismo mundial, são as suas lideranças em geral, constituídas pelos presidentes, governadores, diretores e a cada rotariano em particular.

Hoje aqui reunidos, cantamos loas à nossa feliz e profícua ação, que já completa trinta anos, sendo apenas um, dentre o milhão de pilares, mas consciente de sua função única no conjunto.

Nestes momentos festivos, é bom que se volte a atenção para este aspecto macro de nossa organização. Que este refletir fortaleça-nos o ânimo, renove-nos o orgulho em sermos rotarianos e aumente-nos a humildade, a boa conselheira de nossos melhores atos.

Orgulho e humildade, alias, cada um no seu lugar certo, compondo o nosso agir rotariano, caminhando e aprendendo, buscando cada dia o aprimoramento desta caminhada.

Queremos um mundo mais digno, mais justo, mais solidário ! Nossa meta é a harmonia social, na plenitude da beleza que esta expressão sintetiza.

Muito obrigado a todos

Marcelo Macedo

Nenhum comentário: